segunda-feira, 5 de fevereiro de 2007

(5) O sonho acaba todos os dias

Lembrei da Renata hoje ao ler a manchete de um "jornal"; era um escândalo envolvendo uma celebridade. Mas vejam, não estou dizendo que a Renata é escandalosa! Ela disse que se mantém low profile e as pessoas daqui acreditam; as pessoas daí confirmam? Enfim: era um escândalo envolvendo uma celebridade, resumido pela chamada

John Lennon da Palhoça morto com cinco tiros

Gosto muito de notícias de tablóides fuleiros, e essa foi tão disparatada que ultrapassou o limiar da minha curiosidade; nem tentei começar a imaginar todas as variáveis por trás disso. "Imagina, John Lennon..." – não, nem isso, nem tentei começar. O que mais gosto e acho o grande charme desse jornalismo é a linguagem "popular", sempre presente. Gurizão da Serrinha leva balaço na cara, por exemplo, é uma sentença perfeitamente aceitável. A única coisa inaceitável é o vernacular: várias vezes já vi manchetes que continham um muié só para não ficarem certinhas demais. (Quem fala "muié", afinal?)

Mas "John Lennon da Palhoça"... não! Eu prometi a mim mesmo que não tentaria entender isso.

2 comentários:

Anônimo disse...

nossa, os posts estão numerados... eu nunca seria capaz de fazer isso. :D

Michel disse...

Perceba que a numeração é muito útil, uma vez que sempre coincide com o dia em que os textos foram postados.