segunda-feira, 26 de fevereiro de 2007

(23) Conhecimento profundo

Mais uma vez, a Wikipedia confirma-se como fonte número um de conhecimento improvável. Partindo do artigo sobre o filme Cannibal Holocaust repassado pelo Hique, pulei para The 25 Most Controversial Movies Ever (lista publicada pela Entertainment Weekly). Após ler sobre as picuinhas entre Burgess e Kubrick (autores, respectivamente, do original literário Laranja Mecânica e da adaptação para o cinema), cheguei a um curioso parágrafo acerca de Deep Throat (Garganta Profunda), reproduzido abaixo em tradução livre e desimpedida:

"O filme foi produzido por Louis 'Carniceirinho' Peraino (creditado como 'Lou Perry'), e a maior parte do custo de produção de U$22.500 veio de seu pai Anthony Peraino e seu tio Joe 'Baleax' Peraino, ambos membros da Mafia*, mais especificamente da família criminosa Colombo. [Gerard] Damiano [diretor do filme], que tinha direito a um terço dos ganhos, recebeu um pagamento de U$25.000 e foi afastado pelos Peraino assim que o sucesso do filme tornou-se aparente. A Mafia então pressionaria os donos de cinemas, geralmente exigindo 50% de todos os lucros e enviando espiões e 'fiscais' para verificar a quantidade de ingressos vendidos contando os membros da audiência.

As estimativas acerca da renda total variam muito. Uma fonte do FBI sugere U$100 milhões, mas valores tão altos quanto U$600 milhões já foram mencionados, o que faria deste o filme mais rentável de todos os tempos. [...] [Roger] Ebert esclarece que na década de 1970, quando Garganta Profunda foi feito e lançado, a maioria dos cinemas pornô era de propriedade da gentalha**, que provavelmente 'superfaturava os registros de bilheteria como forma de lavagem de dinheiro provindo de drogas e prostituição', então, na verdade, Garganta Profunda nunca gerou realmente um lucro de U$600 milhões, mesmo que esse fosse o total da conta das bilheterias."

* Conforme resolução de 4 de Fevereiro de 2007, este é um post sobre a Renata.
** Por preguiça de achar palavra melhor, fica aqui um termo clássico da infância.

Um comentário:

Anônimo disse...

oh, por falar em mafia, no sábado eu comprei 'o poderoso chefão', partes I, II e III. paguei 60 dinheiros. e uma amiga minha viu um documentário muito legal sobre o 'garganta profunda'. vou procurar o nome!