quarta-feira, 14 de fevereiro de 2007

(14) Bongo Fury (Frank Zappa, 1975)

Ao tentar encontrar coisas parecidas com Jethro Tull, eis que Pandora me mostra Frank Zappa; esse foi o segundo sinal de que deveria ouvir Bongo Fury. O primeiro foi ter perguntado à Renata qual álbum do gajo eu deveria procurar e receber este como resposta. Não é uma incrível coincidência? (Não, não é; a música que tocou na Pandora era de algum outro álbum.)

Confesso que tive medo de ser uma coisa estranha que a Isabel ouve. E mais medo ainda já na metade da primeira faixa. Mas não é que o negócio funciona? Não é um "ao vivo" como fui levado a crer depois de algumas resenhas, com todas as coisas comuns que me fazem não gostar de álbuns ao vivo. Está mais para uma encenação musical insana de piadas internas ininterruptas – tanto que clássicos como "White Dog" e "Ven/tu/ruim" poderiam ser facilmente lançados no meio sem destoarem do conjunto. Parte vital da insanidade parece ser o Capitão Beefheart Maringá-like-or-so-it-seems, que gosto de imaginar como um sobrinho fanfarrão do Lemmy. Ou seja: meu receio inicial era claramente infundado, não há nada de estranho em Bongo Fury.

Como é bastante comum no meu jeito de gostar das coisas, as favoritas acabam sendo as mais feijão-com-arroz, como Poofter's Froth Wyoming Plans Ahead, Advance Romance e Muffin Man. Linda letra tem esta última, aliás:

"The muffin man is seated at the table in the laboratory of the utility muffin research kitchen [...]
He turns to us and speaks:
Some people like cupcakes better. I for one care less for them!
[...]

Girl you thought he was a man
But he was a muffin*
He hung around till you found
That he didnt know nuthin"


É divertido ouvir um álbum em que você precisa prestar atenção aos detalhes e à letra em vez de apenas deixar tocando ao fundo (o último que lembro de ter acompanhado assim foi Be). Mais ainda quando é o tipo de coisa que você gostaria de gravar.

* I mean, maybe he was a dragonman?

Um comentário:

Anônimo disse...

nossa, zappa tem muito a ver com você, acho. música boa e humor inteligente... baixa aquela coletânea tb!