segunda-feira, 22 de janeiro de 2007

Pandeiro Pandora Pandorga Pandango

Seu trabalho é maçante? Você precisa de música constante para acalmar seu impulso assassino sempre que vê um cliente? Já tentou sem sucesso encontrar a rádio online perfeita, que não tenha qualidade telefônica nem anúncios pretensamente divertidos? Está cansado das classificações enganosas que te empurram hip hip por acid jazz e quase qualquer coisa por "modern rock"? Você tem a voz estranha; você é meio viado? [Hmm, pegadinha errada.] Você quer uma rádio que toque apenas o que você gosta? Continue lendo!

Meses de busca contínua finalmente deram frutos: encontrei a rádio online mais linda do mundo. Sabem por que ela é tão linda? Eu vou dizer para vocês: é uma rádio mágica. Toca exatamente o que você gosta, e faz isso através de um procedimento totalmente mágico. Para os leigos em magia, explicarei.

Primeiro passo: escolha uma música que você gosta (pode ser um artista/banda também). Diga para a rádio e ela vai te mostrar as características básicas da dita música. Vai até tocá-la para exemplificar o que está tentando dizer.

Segundo passo: você pensa: "Legal".

Terceiro passo: a rádio sugere outra música de outro artista para ver se você gosta; você diz "sim" ou "não" ou ignora. E ela vai mostrando e mostrando mais músicas. Ocasionalmente, do mesmo artista que originou a seqüência – afinal, você já disse que gosta; não mentiu para ela, certo? (Não minta para ela.)

Quarto passo: provavelmente a coisa já está andando e qualquer comentário adicional da minha parte é desnecessário. Você, porém, pode continuar dizendo para a rádio "Uau, essa música é ótima, toca mais coisas assim" ou "Isso não deveria estar tocando aqui". Como a essa altura você já percebeu que o negócio todo é muito legal e criou uma conta (free; wheee!), tudo isso fica gravado no seu perfil para recuperar sempre que fizer login.

Negócio que contribui bastante para a magia geral é a quantidade de músicas disponíveis. Diz a lenda que há um patrocínio das gravadoras, uma licença especial e tal. Você ouve as músicas na íntegra, de graça. Se você pensa como eu, pensou: "E a pegadinha, onde está?" Sempre tem pegadinha. Mas lembrem-se que eu continuo chamando de mágico mesmo depois de testar e procurar as armadilhas – e encontrei as seguintes:

1ª) Existe um tal limite de vezes por hora em que você pode pular as faixas de que não gosta. O que achei bastante estranho, de fato: quando você diz que não gosta da música, ela pára de tocar e vem a próxima, sem precisar pular, EXCETO se você disser que não gosta logo no começo (como eu fazia com Beatles). Aí ela fica. Se disser que não gosta depois de um tempinho, ela vai embora. (Não perguntem quanto é o "tempinho", testei apenas por um dia.) Uma janelinha diz para você que isso tem a ver com os termos da licença para tocar essas músicas – afinal, é de interesse das gravadoras que você ouça e conheça (e, idealmente, consuma) seus artistas. E tudo bem: depois de alguns cliques, as coisas que tocam são as que você gosta. (Fiquei horas ouvindo uma rádio baseada em Jet. E apenas duas faixas do Beatles vieram me traumatizar.) Os artistas são bem diversificados, não ficam tentando te empurrar mainstream sistematicamente. Exceto se for o que você gosta.

2ª) Vez ou outra pipocam uns anúncios do vácuo, que mudam a aparência do site todo. Nada que cause ataques cardíacos.

Eu poderia guardar tudo isso para mim, mas sou muito legal e vim correndo dividir com vocês amiguinhos.

http://pandora.com/

Feitas as apresentações, resta agora testar os limites. Lets hunt for the really wild stuff.

Dream Theater

To start things off, we'll play a song that exemplifies the musical style of Dream Theater which features hard rock roots, great musicianship, demanding instrumental part writing, meandering melodic phrasing an a dirty electric guitar solo.

Wild stuff. Testei com Megadeth antes e parece que procurar bandas muito peculiares dentro de seu estilo dificulta um pouco o processo. (Nesse caso, começaram a aparecer umas thrashzeiras um pouco thrash demais pro meu gosto.) Mas Dream Theater já é referência básica no estilo.

From here on out we'll be exploring other songs and artists that have musical qualities similar to Dream Theater.

Convenceu ligeiramente. A certa altura, jogou Sonata Arctica e Monster Magnet no meio. Quando começou a tocar Placebo (depois que eu rejeitei algumas músicas), achei que estava desandando violentamente, mas até que havia mesmo algumas similaridades no estilo. Bem poucas, quase imperceptíveis. Na verdade, não tem não; perdeu. Opa. Achou um tal Arena, que realmente está no caminho do que eu esperava. Checando o "Por que você está tocando isso, mesmo?", a rádio me diz que bate com as escolhas que eu fiz – além de várias das características mostradas para o Dream Theater, identificou a predileção pelo "uso proeminente de sintetizadores" dentre minhas aprovações e recusas. (Talvez seja isso mesmo, sei lá.)

Motörhead

Queria alguma coisa suja mas com classe, rápida mas não extrema, com linhas vocais decentes. Comecei pelo Motörhead por falta de idéia mais clara. (Estou testando a facilidade de encontrar coisas de modo indireto. Escolhas banais geram seqüências funcionais e estáveis em poucos minutos, como a minha rádio Jack-Johnson-para-o-horror-(o-horror!)-da-Renata.)

1) Bruce Dickinson, Accident of Birth: perfeito.
2) Brand New Sin, Freight Train: não conhecia, e é legal. I really like this song, play more like this!
3) Exodus, I Am Abomination: no way. Thumbs down.
4) Motörhead, Ace of Spades (Live): também não. Estou querendo achar algo diferente.
5) Jizzy Pearl, Ball and Gag: muito punk. Out.
6) Saxon, Freeway Mad: vozes decentes, vozes decentes, please! Out.
7) Zeke, Crossroads: hahaha... legalzinho. Guitarrista correndo contra o fim do mundo.
8) Metallica, Whiplash: desisto, não há como dizer "Quero vozes mais apresentáveis!" – ou talvez não com poucas escolhas.

Primus

Resolvi pegar pesado. O site ficou quase dois minutos pesquisando para achar a banda, pensei que nem encontraria, mas está lá.

[...] grunge recording qualities, mild rhythmic syncopation, demanding instrumental part writing, extensive vamping and a dirty electric guitar solo.

Sinistríssimo. Segundo a lenda, Primus toca um tipo de música tão específico que o Winamp tem uma categoria só pra banda, afim de evitar o desgaste de tentar enquadrá-la como algum tipo de rock-fusion-progressive-whatever.

1) Smashing Pumpkins, Siamese Dream: ah, coé?
2) Primus, The Heckler (Live): não tenta me enrolar.
3) Livid Colour, Desperate People: de fato, moderadamente insano e suficientemente quebrado.
4) Afi, The Hanging Garden: bastante semelhante, até. Olha o naipe do nome da banda.
5) Little Barrie, Burned Out: eu consigo imaginar um fã de Primus ouvindo isso. (Eu não sou um fã de Primus, então sei lá.) Todas as sugestões tem uma participação marcante do baixo. Isso pode ter alguma relevância, ou eu posso ter citado apenas por falta do que citar.

6 comentários:

Anônimo disse...

peraí... a gente não pode mentir pra rádio mágica? é isso mesmo?

Michel disse...

Poder, pode... assim como ela pode se zangar e começar a dizer por aí que você ouve Bob Marley.

Anônimo disse...

O Marcius, grande oráculo internético no meu trabalho, já tinha me apresentado isso...

Ele me apresentou um outro site de bandas amadoras ou desconhecidas também que tem uma infinidade de trecos...não lembro o nome

Jundas

Anônimo disse...

eu só vou ouvir bob marley no dia em que pisar numa poça d´água infectada! michel, se vc vier pra sp, eu vou te levar pra vários lugares: rua augusta, cinema, av, paulista, botecos e botecos. vc vem mesmo, néam? vc bebe cerveja? de garrafa? :))))

Moita disse...

Gostei da parada.
Comecei com paradise lost, passou por um tal de Astral Doors (divertido lembra o Black Sabbath nos tempos do Tony Martin, aliás achei que era ele pelo vocal), passou por um tal de Gluecifer (diferente) e chegou até uma cantora chamada Emillie Simon (nã).

Gostei dessa rádio+1, minha nova forma de desperdiçar tempo além do youtube.

Michel disse...

Tuja: eu bebo cerveja de garrafa, ué. E de latinha também. Não sou um connoisseur; sou um bebum. Não sendo bloody mary, desce qualquer coisa.

Moita: hahaha! "Gluecifer" foi o pior nome de banda que já ouvi falar! =D Pior que GWAR.