terça-feira, 23 de setembro de 2008

Banana pra todo mundo

Ontem comi uma maçã. É um evento tão incomum que eu costumo alardear. Antes dessa, comi uma em... 18 de Junho. A data está registrada aqui porque fiz questão de contar pra V. Isso dá uma média de 0,01 maçã por dia — um pouco abaixo da minha meta de uma por dia. (Olha, a mesma meta de atualização do blog! Mas até funcionou malemá por alguns meses, vai... de 2004.)

Só sei que precisei de uma maçã ontem porque o organismo estava clamando. Meu estômago chamou de lado e disse "Olha, vou te dizer na boa, mas leva a sério: maçã. Agora. Aproveita que sou eu quem está pedindo, porque você sabe que sou civilizado e aceito muita coisa sem chiar. Mas se o intestino tiver que subir até aí, te prepara que a coisa vai feder. Não queira ver o intestino irritado!" Ele não falou exatamente com essas palavras, mas bateu uma necessidade visceral de comer maçã. Pois não dizem que os desejos das grávidas são uma artimanha do organismo para conseguir o que está em falta? Como se ele estivesse pedindo os nutrientes necessários para montar o bebê? Quer dizer, me disseram, eu acreditei. Não estou montando bebê nenhum, mas gosto de imaginar que tem uma glândula — pode até ser a pineal, vai saber? — em algum lugar calculando e controlando o que eu preciso comer. Algo como "Acabou o potássio? Peraí que vou deixar esse animal com vontade de comer banana já já!"

Como estou abusando na alimentação há meses, resolvi ficar perambulando pelo mercado para ver se alguma coisa saltava à vista da glandulazinha. Não que haja muitas opções: no último levantamento realizado, concluímos que apenas 4 vegetais não me são nocivos. Maçã, batata... hmm... orégano... e, e... que mais? Ah é: "iogurte com polpa de fruta" foi incluído também, pra fazer volume. A lista poderia ter cinco itens, mas tenho encontrado muita resistência na comunidade científica para classificar o pão como vegetal. (É feito de cereais, ora!) Ainda assim, fiquei lá passeando pra ver se a pineal soava algum alarme.

Infelizmente, nunca saberemos se ela tentou me dizer alguma coisa: acabei distraído pelo Chandelle*.

* Mas sem essa história de sobremesa cremosa: Chandelle conta como iogurte, né? Logo, vegetal.

6 comentários:

Anônimo disse...

Voce ja ouviu falar "que uma maça por dia afasta o medico da familia"?Voce deve gostar muito deles e querer ve-los com frequencia...ah e nao vale, chandelle nao é yogurte nada!abs

Michel disse...

Imagina, eu fujo de médicos como fujo de cruzes.

Pessoalmente, não tinha ouvido, não... sabe como é, até os ditados demoram mais a chegar na roça. Mas conhecia em inglês: "An apple a day keeps the doctor away".

Anônimo disse...

E chocolate também é vegetal, né? Vem do cacau...

Michel disse...

Viu? A Carol concorda com minha linha de pensamento.

(Na verdade, o que faz mal são os minerais: pedras, césio, água, coisas assim. É por isso que as pessoas separam as pedras que vêm no feijão. Se viesse césio, separariam também.)

Snow disse...

Só vou lhe dizer uma coisa: um tomate por dia previne contra o cancêr de próstata.
Dito isto, espero que não falte mais um vegetal na sua lista.
Beijos!!!

Michel disse...

Tomate? Duvido. Deve é dar câncer em algum outro lugar. Provavelmente na auto-estima.