quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Fruto das conversas

Estava dia desses pensando em alguma coisa quando subitamente o assunto mudou para "mutantes". Não sei porquê, essas guinadas simplesmente acontecem. Os mutantes são a solução mágica para aqueles momentos em que você precisa explicar alguma parte inconsistente do enredo, mas não pode recorrer a vampiros – como se mutações fossem sempre coisas legais e extraordinárias1. Pois bem: vamos partir da hipótese de que você não é um fanático que vai espernear e parar de ler assim que Darwin for citado. (Aliás, a teoria da seleção natural nem é a minha favorita; estou apenas partindo da idéia mais aceita pelos cientistas.) Mutações seriam desvios relativamente pequenos em relação ao padrão de algum organismo – o que infelizmente exclui a habilidade de lançar lasers pelos olhos. Mutações que favoreçam a sobrevivência dos seus portadores seriam gradualmente inseridas numa população como o novo padrão, desde que sua origem fosse genética e transferível aos descendentes.

Gostaria de interromper para apresentar a minha teoria favorita da evolução das coisas: todas as espécies possíveis existiram simultaneamente em pelo menos algum porto da história. Incluindo girafas com pescoço ligeiramente mais curto, aquelas de pescoço médio e as infelizes que eram alvo de piada dos machos de pescoço longo. Fósseis das "etapas intermediárias", como aqueles cavalinhos pequenininhos, seriam apenas os restos normais de uma espécie normal que vivia na mesma época dos cavalos normais, e não antes destes e depois dos cavalos microscópicos. Os cavalinhos pequenininhos não conseguiram sobreviver como espécie porque uma pedra caiu na cabeça deles. Quase todas as espécies que não existem hoje deixaram de existir porque uma pedra caiu na cabeça delas. Incluindo os peixes. Com exceção da parte das pedras, minha teoria é perfeitamente razoável e não contraria diretamente nem as crenças religiosas nem as evidências paleontológicas, o que comprova que é a melhor teoria.

Obrigado. Continuando, o ponto-chave da evolução darwiniana é a reprodução, uma vez que a mutação se estabelece como nova norma através da substituição gradual dos membros da população padrão. Mutações que favoreçam a sobrevivência contribuiriam indiretamente para a reprodução, mas percebam: mutações que favoreçam a reprodução contribuiriam diretamente para... bom, para a reprodução. (O final da frase não foi uma grande surpresa.) Um mutante com características reprodutivas mais favoráveis que a média semearia sua mutação com mais facilidade que os outros mutantes. Parece seguro assumir que esses super-reprodutores constituiriam o novo padrão após o tempo médio que leva para uma mutação constituir padrão, sei lá quanto tempo é, e níveis ainda mais avançados de eficiência reprodutiva seriam alcançados com o aparecimento de novos super-reprodutores com características cada vez mais favoráveis. Resumindo: bichos bons em fazer sexo virariam a regra da espécie porque se reproduzem através do que fazem melhor. O objetivo final da evolução dos seres sexuados seria, portanto, criar máquinas de sexo. Olhando por esse ângulo, os seres humanos parecem estar no caminho certo. Não posso deixar de imaginar, porém, como seria se os humanos não se reproduzissem através do sexo e sim por outro meio como, digamos, conversas sobre o sentido da vida. O mundo estaria hoje repleto de seres muito capazes de conversar sobre o sentido da vida.

1 Não estou de forma alguma defendendo vampiros como coisas legais e extraordinárias. Muito pelo contrário. E o contrário de "legais" e "extraordinários" é "chatos" e "figurantes". O contrário de "legais" não é "piratas", porque os piratas são legais – assim como os ninja, os zumbis e os robôs.

4 comentários:

Anônimo disse...

Chega de pensar em sexo, Michel...

Michel disse...

Quem disse isso? Femme?

(Por que, quando alguém comenta algo assim, sempre acho que foi a Femme? =D

Ah é: porque ela escondeu o nome verdadeiro de mim por muitos meses. O que não quer dizer que eu seja terrivelmente rancoroso. Nem guardei de memória quantos meses foram! Sou um rancoroso regular.)

Anônimo disse...

Palavras aleatórias do dia, que usei para marcar texto no trabalho: " Latrina | Avião | Comércio Exterior | Temp...

Pronto... me sinto melhor

Vamos então...

Pra começar... hHUAhuHUAhuHUA... jurava que estava falando da banda Os Mutantes... huHUahuUHahuahu... pensei "caramba, michel devia estar falando com alguém do CFH"

"Incluindo os peixes"

uhUHaHUHuaHUahuHUa... ah, os peixes. Sua teoria é realmente fantástica, mas começo a duvidar que você saiba o que é paleontologia =)

"como, digamos, conversas sobre o sentido da vida."

huahuhuahuHUA... sim... mundo repleto de pessoas filosofando e morrendo todos ao final. Isso dá duas obras de monthy phython...

Michel disse...

"começo a duvidar que você saiba o que é paleontologia"

Já estou até vendo: daqui a pouco você vai falar que a Ciência é legal, que os preceitos científicos são automaticamente válidos porque, "olha, isso aqui é aceito como evidência pela comunidade acadêmica, embora pareça um mambo-jambo desmedido que só os adeptos da Ciência são iluminados o bastante para compreender".

Não confiarei na Ciência enquanto ela não admitir que é uma religião.