domingo, 12 de agosto de 2007

Same old shit, new crappy suit

Estava lendo um artigo sobre álbuns conceituais e, a certa altura, o Scorpions foi citado com seu lançamento de 2007, Humanity - Hour I. Scorpions? Ainda existe? Digo: eles insistem nisso? Enfim, é domingo, ainda estou de pijamas, não é exatamente o ponto mais produtivo da semana; segui o link para ouvir amostras das novas músicas.

Para quem não lembra do Scorpions, eles são aquela banda cuja maior contribuição para a música foi ficar ao redor do Michael Schenker. Eles também são conhecidos por ter como vocalista um alemão fanho como uma foca. Finalmente, o Scorpions serviu de inspiração para o nascimento de inúmeras entidades voltadas à realização de eventos, como a Scorpions Eventos (destaque para a linda apresentação do website, especialmente o nome espelhado dentro do escorpião) e a Banda Scorpions (porque adicionar "Banda" ao nome é modo mais inteligente de evitar um processo judicial – não que a prioridade dos artistas europeus em geral seja processar bandas de baile de Araranguá/SC).

Se você estiver disposto a baixar Humanity - Hour I para analisar com cuidado o atual estado de evolução do Scorpions, o problema é seu. Eu me limitei a ouvir as amostras do site e já foi muito. Em minha avaliação de 7 minutos, pude constatar que (1) Klaus Meine está menos fanho, o que é o mínimo que ele poderia fazer e (2) eles não têm o menor escrúpulo em tentar explorar o filão do "rock moderno", incluindo bases de metal e um leve toque de canguru music. Alguém por favor ouça a faixa 321 e me diga que é uma música do Scorpions, e não uma tentativa de emplacar nas mesmas rádios que o Three Days Grace. O que é deprimente (para eles; eu não ligo a mínima), porque eles certamente não vão conseguir. É o mesmo caso do Metallica querendo ganhar dinheiro com nu metal, sendo que existem milhares de bandas mais novas (entenda-se: com mais fôlego e mais contato com o público predominantemente teen), mais honestas* e menos chatas.

Diretamente da página com as amostras, podemos extrair a seguinte pérola (tradução livre):

"[Os membros do] SCORPIONS, a mais bem-sucedida [*cof* defina 'sucesso'] exportação musical alemã, estão posicionados para 'picar' mais uma vez e planejam um ataque frontal na artéria musical [como é que é?] de fãs de rock ao redor do globo com seu novo álbum, HUMANITY - HOUR I. 35 anos depois do lançamento de seu álbum de estréia, LONESOME CROW, [Os membros do] SCORPIONS acreditam que tenham atingido um novo pico criativo [*cof-cof-cof*, aah!, morte] em sua impressionante [*cof*] carreira."

Quero crer que isso foi escrito pelo estagiário e que a banda nem chegou a ler o texto do website. (Segundo a lenda, não seria a primeira vez que estariam boiando em algum assunto menor relacionado à banda.)

Buscando no Google mais informações para esculachar o Scorpions de forma consistente, encontrei um tal álbum Unbreakable (2004) que já seguia a mesma linha musical de engordar a aposentadoria fazendo o mesmo que todo mundo está fazendo na MTV. Aparentemente, fez sucesso com os fãs da fase clássica, sob o argumento de ser melhor que o lixo produzido nos anos anteriores [citation needed].

* Pois está claro que o Metallica não é uma banda de honest metal.

7 comentários:

Anônimo disse...

Já te falei que vc dá para ser jornalista?

Anônimo disse...

ok...não gostei dessa frase...

Michel disse...

Enquanto não me chamar de publicitário, tá valendo.

Mas acho que essa época passou. 8 anos atrás, estaria muito mais interessado em ser jornalista, se tivesse parado para pensar seriamente nisso. E/ou se tivesse cedido às investidas ocasionais que me faziam. E/ou se eu tivesse, afinal, coragem para decidir alguma coisa sozinho.

Estava, nessa época, com o estado mental correto – em parte, por conta da escola técnica. De lá para cá, perdi o gosto por "fatos", prefiro opiniões. Especialmente aquelas que não podem ou não querem se provar.

Acho que estou mais para crítico do que jornalista.

...

Acabo de me dar conta que tenho lembranças de 8 anos atrás que não são mais de infância.

Anônimo disse...

"o problema é seu."

huHUAhuhuaHUahu... achei que viria algo mais profundo, mas tá valendo.

Metallica... NO HONEST METAL!!!! NOOOOOO... Assim como o NAAAPSTER BAAAD!!!! Lembrando que o Honest Metal é um expressão válida, aceita mundialmente e de uso de nós dois...

"estão posicionados para 'picar'"

AAAARRGHHHH.... que desrespeito a Arte Maior...

"[citation needed]."

Ahhh Michel... que vergonha. Você é um acadêmico medíocre :/

Anônimo disse...

Ps... do jeito que os Jornalesmas de hoje andam, como opinador ou crítico, você seria um ótimo Jornalista.

Fatos? Que fatos? Ninguém precisa de fatos... vocês precisam é ouvir o que eu quero falar e vocês têm que acreditar! Sou Jornalista Fodão!

Único exceção é a CNN, que nos parece maravilhosa e verdadeira porque são especialmente maquiavélicos e conseguem nos manipular sem que percebamos...

Rules!

Michel disse...

Desrespeito? Você está falando do cinema adulto, é isso?

E que história é essa de "acadêmico medíocre"? Todas as minhas afirmações são sempre fortemente embasadas pela Wikipedia, a fonte de conhecimento mais confiável do mundo. [citation needed]

Michel disse...

"This is CNN, the voice of the Empire. WE GOT DEATH STAR!"